Instagram de Aline Midlej é hackeado por golpistas; como se proteger - TECH BOTAL

Instagram de Aline Midlej é hackeado por golpistas; como se proteger

A apresentadora da Globo Aline Midlej teve sua conta do Instagram invadida por criminosos, que estão tentando aplicar golpes em seus seguidores. Stories postados desde ontem (28) promovem um suposto investimento financeiro para multiplicar dinheiro.

Estão sendo compartilhados comprovantes de transferências de e para uma conta do Nubank, incluindo notificações em uma tela de bloqueio com a foto de Aline e seu marido, Rodrigo Cebrian — como se fosse o iPhone dela.

Os golpistas até fizeram uma postagem no feed com a filha recém-nascida do casal, Celeste, em uma tentativa de fingir que a jornalista ainda tem controle da conta. Mas os comentários estão desativados.

Fotos de Aline Midlej em publicações fraudulentas no Instagram - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Cebrian confirmou que o Instagram e o Whatsapp dela foram hackeados, e aproveitou para criticar os mecanismos de segurança das redes. “O mais bizarro é que se a Aline tivesse postado uma foto do bico do seio dela amamentando, já teriam bloqueado.”

Este tipo de golpe do PIX já é bem conhecido, mas que sempre faz novas vítimas, ainda mais vindo de alguém com grande alcance. As principais dicas para não cair são:

  • Nunca confie em nenhuma postagem deste tipo, seja vindo de amigos, celebridades, influenciadores ou empresas.
  • Sempre confirme qualquer pedido de dinheiro fazendo uma chamada, de preferência de vídeo, com a pessoa.
  • Não clique em links suspeitos, que podem levar a sua conta a ser hackeada também.

O que fazer se meu Instagram foi hackeado?

Cada vez mais estamos sujeitos a termos nossas redes sociais invadidas. Em geral, os golpistas conseguem acesso às contas fingindo se passar por suporte técnico ou por meio de links maliciosos.

O primeiro sinal de que você pode ter sido hackeado é perder acesso à conta. A senha para de funcionar, e pode haver alteração de foto de perfil, conteúdo diferente no feed e mensagens duvidosas enviadas aos seguidores.


Se você tiver ainda acesso aos dados da sua conta, como e-mail ou número de telefone, tente trocar a senha imediatamente.

  1. Vá em “Esqueceu a senha?”, na tela de login
  2. Informe seu nome de usuário, e-mail ou telefone e clique em “Avançar”
  3. O Instagram enviará um link de recuperação

Caso o golpista tenha acesso a todos seus dados (por exemplo, se o celular foi roubado), ou se ele já alterou o e-mail e/ou telefone de cadastro, o processo de recuperação é mais complicado, mas possível.

  1. Vá em “Esqueceu a senha?”, na tela de login
  2. Clique em “Não consegue redefinir sua senha?”
  3. Siga as instruções solicitadas
  4. O Instagram irá pedir para gravar um vídeo selfie, para provar que a conta é sua
  5. O vídeo passará por uma análise humana para realizar o processo de devolver a conta hackeada

Lembrando que é importante, além de pensar em uma senha com elevado grau de segurança (com caracteres especiais, letras maiúsculas etc), ativar a autenticação em duas etapas, que exige adiciona um código de confirmação para acesso à conta.

Denuncie o caso para o Instagram

Com tantos casos de fraude, o Instagram criou uma página específica para denúncia de contas hackeadas: instagram.com/hacked.

Caso aconteça com você, abra o link e preencha os dados do formulário exibido na tela. O primeiro passo é dizer o motivo por ter perdido acesso ao perfil, como:

  • a conta foi invadida
  • esqueceu a senha
  • perdeu acesso à autenticação de dois fatores
  • a conta foi desativada

Deixe um comentário