SpaceX faz seu melhor voo teste da Starship, maior nave do mundo, mas não completa trajeto

SpaceX faz seu melhor voo teste da Starship, maior nave do mundo, mas não completa trajeto


Sem tripulantes, missão durou cerca de 1 hora e foi a mais longa até agora; cápsula acabou se destruindo perto de retornar à Terra. Empresa de Elon Musk quer usar Starship para, no futuro, transportar pessoas e cargas até a Lua e Marte. SpaceX faz o melhor voo teste da Starship, maior nave do mundo; veja vídeo
A SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, fez nesta quinta-feira (14) o terceiro voo teste da Starship, considerado pela fabricante o experimento mais bem-sucedido até aqui com a maior nave do mundo. Mais uma vez, não havia tripulantes.
Foi a missão mais bem-sucedida até hora, já que chegou próximo à fase de pouso da nave. Segundo a SpaceX , a Starship estava rumo à reentrada na órbita terrestre, 50 minutos depois da decolagem, quando a empresa perdeu o contato com ela.
O gerente de comunicações da SpaceX, Daniel Huot, confirmou alguns minutos depois que a Starship foi destruída. “A equipe informou que a nave foi perdida, então, nada de aterrisagem hoje. Mas é incrível ver o quanto avançamos desta vez”.
Por que foi considerada bem-sucedida? A Starship nunca havia ido tão longe e o foguete que a impulsiona, chamado Super Heavy, nunca chegou perto de terminar sua trajetória nos dois testes anteriores, ambos em 2023.
Desta vez, ele se separou da nave três minutos depois da decolagem, mas, segundo o New York Times, o chamado primeiro estágio do veículo espacial não fez um pouso completamente bem-sucedido no Golfo do México, como previsto.
No primeiro teste, o propulsor e a nave foram explodidos pela própria SpaceX, em uma decisão técnica, pouco depois da decolagem. No segundo, o foguete explodiu após se separar da Starship, que também foi destruída pouco depois de deixar a órbita da Terra.
Veja abaixo os principais momentos do voo.
Lançamento
O lançamento aconteceu por volta das 10h25, na base aérea da SpaceX em Boca Chica, no Texas (EUA). Houve um atraso porque foi preciso retirar algumas embarcações que estavam paradas no Golfo do México, onde o foguete Super Heavy, que impulsionou a Starship, deveria pousar.
Além disso, mais cedo, o tempo nublado e as condições de vento também preocuparam a equipe da SpaceX.
Starship, da empresa SpaceX, foi lançada com sucesso nesta quinta-feira (14), nos Estados Unidos
Reprodução – AFP
Starship no céu
CHANDAN KHANNA / AFP
Imagem do lançamento da Starship.
Reprodução
Imagem da Starship sendo lançada.
Reprodução
Nave se separando do foguete
Veja o momento em que propulsor se separa da nave Starship
Imagem do propulsor desacoplando
Reprodução
Nave no espaço
Starship, nave espacial da SpaceX, se encontra no espaço
Reprodução
Nave no caminho de retorno à atmosfera terrestre
SpaceX lança Starship com sucesso, e nave chegou na atmosfera, um dos objetivos da missão espacial
Reprodução
Momento em que a Starship, da empresa SpaceX, entra na atmosfera
Reprodução
Confira o momento em que a nave Starship começou a entrar na atmosfera
O que deu errado nos outros testes?
Os outros lançamentos acabaram com explosões em momentos diferentes de missão. Na primeira tentativa, em abril de 2023, uma falha fez os motores se desligarem e forçou a empresa a acionar um sistema de destruição para explodir o propulsor, quando ele ainda estava acoplado à cápsula.
Veja como foi o 1º lançamento da Starship
No segundo teste, em novembro de 2023, o propulsor explodiu depois de se separar da Starship. A SpaceX também perdeu contato com a cápsula, a parte superior da nave. Em fevereiro, a empresa identificou a necessidade de 17 ações corretivas após achar uma falha num filtro que alimenta os motores.
“A SpaceX implementou mudanças de hardware nos próximos veículos Starship para melhorar a redução de vazamentos, proteção contra incêndio e operações refinadas associadas à ventilação do propelente para aumentar a confiabilidade”, disse a fabricante.
Veja como foi o 2º lançamento da Starship
Por que o voo é importante?
A Starship será usada para realizar voos de carga no programa Artemis, uma série de missões que a Nasa, a agência espacial americana, planeja para levar humanos de volta à Lua.
Os planos para a Starship também incluem dois voos que levarão artistas ao redor da Lua em voos com cerca de uma semana de duração cada um.
Um deles levará o bilionário japonês Yusaku Maezawa e artistas convidados por ele, e o outro tem como primeiros passageiros o empresário americano e primeiro turista espacial do mundo Dennis Tito e sua esposa Akiko Tito.
Conheça o maior foguete da história, criado pela empresa de Elon Musk
Como é a nave Starship?
Tem 120 metros de altura (somando nave Starship e propulsor Super Heavy) e 9 metros de diâmetro
Poderá transportar até 100 pessoas
É projetada para ser reutilizável, assim como outras naves da SpaceX
Tem capacidade para transportar até 250 toneladas, se puder ser descartada após uma missão, e 150 toneladas, quando precisar ser reutilizada
Está sendo testada desde 2019 (sem o propulsor Super Heavy), mas o primeiro pouso bem-sucedido só aconteceu em 2021
Será usada na missão Artemis 3, da Nasa, que levará astronautas de volta à superfície da Lua, em 2025
Suas três primeiras missões tripuladas deverão ser feitas com turistas espaciais, sendo que duas delas darão uma volta na Lua
No futuro, poderá ser usada para transportar pessoas e cargas até Marte, segundo a SpaceX
Conheça a Starship, nave que a SpaceX usará em voos ao redor da Lua
Starship
Arte/ g1

Tech Botal - Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *