JARLYSON FF - TECH BOTAL

JARLYSON FF

Como instalar mods em Baldur’s Gate 3? Veja tutorial

 

 

Um dos jogos mais aguardados pelos fãs de RPGs finalmente saiu do acesso antecipado e chegou às lojas: Baldur’s Gate 3. Desenvolvido pelo estúdio Larian, o mesmo de Divinity Original Sin, o jogo utiliza mecânicas atuais de Dungeons & Dragons (D&D), sendo possível curtir as partidas sozinho ou no modo multiplayer online.

Mas sabemos que às vezes não basta o jogo ser bom: em muitos casos, a experiência fica ainda melhor quando a gente sai mexendo aqui e ali, instalando modificações que possam aprimorar a jogabilidade e tornar tudo mais divertido. Se você é do tipo que não perde a oportunidade de instalar mods, aqui vai o nosso humilde tutorial mostrando como instalar modificações em Baldur’s Gate 3.

Como instalar mods em Baldur’s Gate 3?

Se você começou a jogar Baldur’s Gate 3, mas acha que a EXP recebida está muita baixa ou quer jogar com algum personagem de outro jogo, por exemplo, saiba que tais questões podem ser resolvidas com o uso de modificações. A seguir, vamos te mostrar como instalar mods no RPG que tem dado o que falar nos últimos dias.

1. Baixe o Baldur’s Gate 3 Mod Manager

Com o jogo instalado no seu PC ou notebook, baixe o Baldur’s Gate 3 Mod Manager. Este programa é basicamente um gerenciador de mods que facilitará o trabalho de instalação e uso.

Baixe o arquivo ZIP do Mod Manager no GitHub para instalar modificações em Baldur's Gate 3.Baixe o arquivo ZIP do Mod Manager no GitHub para instalar modificações em Baldur’s Gate 3.Fonte:  GitHub/Reprodução 

Basta clicar no link abaixo, que vai te redirecionar para o site GitHub, e fazer o download do arquivo ZIP. Depois, usando um programa como o WinRar, você deve descompactar o arquivo, extraindo seu conteúdo em qualquer pastar. Recomendamos que deixe o gerenciador em um local de fácil acesso ou na mesma pasta onde você armazenar os mods baixados.

2. Baixe o mod de BG3 que deseja instalar

Acesse o seu site favorito de hospedagem e distribuição de modificações de jogos e faça o download do arquivo que deseja instalar no seu jogo. O Nexus Mods costuma ser uma boa opção, com grande variedade de modificações disponíveis para vários jogos, incluindo o recém-lançado Baldur’s Gate 3.

É importante que você mantenha seus arquivos organizados, então deixe todos os mods que baixar em uma mesma pasta. Você pode, por exemplo, criar uma pasta dedicada a isto junto dos arquivos de instalação do jogo, como na imagem abaixo. Lembrando que você só precisa dos arquivos PAK, então não precisa descompactar mais nada no ZIP ou RAR do mod.

Mantenha seus mods em uma pasta para facilitar o processo e manter tudo mais organizado.Mantenha seus mods em uma pasta para facilitar o processo e manter tudo mais organizado.Fonte:  Nexus Mods/Reprodução 

Para facilitar, você pode clicar no link abaixo para ir direto para a página do jogo no site, onde encontrará uma lista com as modificações disponíveis para download e instalação.

3. Mantenha seu perfil público no Baldur’s Gate 3 Mod Manager

Vá até a pasta na qual foi descompactado o Mod Manager e abra o programa. Certifique-se de que seu perfil está marcado como “public” no gerenciador de mods, como na imagem abaixo.

Seu perfil precisa estar configurado como público no gerenciador de modificaçõesSeu perfil precisa estar configurado como público no gerenciador de modificaçõesFonte:  Nexus Mods/Reprodução 

Caso o seu perfil esteja com outra opção selecionada, como “private”, clique nesta opção e altere para “public”. É necessário que seu perfil esteja configurado como público para instalar os mods.

4. Ative a modificação

Ainda no gerenciador de modificações, você perceberá que a tela é dividida em dois setores: um à esquerda, onde estão os mods ativos (active); e um à direita, com as modificações inativas (inactive). Para que as alterações tenham efeito no seu jogo, é preciso ativar as modificações baixadas. Para isto, basta clicar, segurar e arrastar o mod inativo da direita para a esquerda, na área dos ativos, como na imagem abaixo.

Arraste a modificação para a esquerda no Mod Manager para ativá-la.Arraste a modificação para a esquerda no Mod Manager para ativá-la.Fonte:  Nexus Mods/Reprodução 

Lembre-se que não basta baixar o mod, é preciso ativá-lo, então este passo é essencial! Se quiser desativar qualquer modificação, basta fazer o processo oposto, arrastando da esquerda para a direita.

5. Exporte o mod para o jogo

Foi-se o tempo em que era complicado instalar mods. Já estamos quase na etapa final e tudo o que foi necessário, além de baixar as modificações, foi manter tudo organizado e arrastar um arquivo de um lado para o outro. Feito isso, basta clicar no botão “export” para exportar tudo para o jogo e aproveitar as mudanças proporcionadas pelos arquivos baixados.

Após ativar o mod, basta exportá-lo para o jogo clicando em "export".Após ativar o mod, basta exportá-lo para o jogo clicando em “export”.Fonte:  Nexus Mods/Reprodução 

Além de facilitar muito a sua vida na hora de instalar uma modificação, o Mod Manager também te ajuda a diminuir o risco de estragar alguma configuração da instalação do jogo. Não tem motivos para fazer manualmente se o programa automatiza quase tudo, não é mesmo?

6. Confirme o status da instalação

Após clicar em “export”, a coisa toda vai rolar sem a necessidade da sua intervenção. Basta esperar o processo ser concluído. Mas é preciso atentar para uma coisinha: o status da instalação.

Um ícone verde será exibido no rodapé do gerenciador de mods confirmando a instalação da modificaçãoUm ícone verde será exibido no rodapé do gerenciador de mods confirmando a instalação da modificaçãoFonte:  Nexus Mods/Reprodução 

Como visto na imagem acima, a instalação correta de um mod vai resultar em um ícone verdinho. Isto é a confirmação de que você fez tudo certo e a modificação baixada deve estar funcionando corretamente na sua cópia de BG3. Caso o ícone apareça em outra cor, refaça todos os passos acima com bastante atenção.

Aproveite os mods de Baldur’s Gate 3

Pronto! Agora que você já instalou o jogo e as modificações, seguindo todos os passos acima e confirmando que tudo saiu como o planejado com o ícone verdinho aparecendo no final do processo, é hora de abrir o jogo e aproveitar tudo o que o novo Baldur’s Gate tem para oferecer!

O jogo vem sendo muito elogiado pelo público e crítica especializada, então se ainda não comprou a sua cópia, não perca mais tempo e garanta logo sua chance de salvar salvar Baldur’s Gate e Forgotten Realms das forças do mal. Baldur’s Gate 3 já está disponível para PC e PS5, com a versão para Xbox Series marcada para 2024.

 

IR PARA O DOWNLOAD DO YT AQUI

Deixe um comentário